quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Funcionamento do Eixo Cardan


Funcionamento do Cardan

A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas. 

Pode até parecer uma tarefa simples, porém não é nada fácil. Em terrenos irregulares, o eixo traseiro balança muito, e a força tem que continuar chegando às rodas sem perda de potência. A princípio, parece um cano comprido, às vezes apoiado num suporte (mancal) e que fica o tempo todo de baixo do caminhão e do ônibus. 

Nas extremidades desse tubo existem conexões chamadas de juntas universais, onde estão as cruzetas. São as cruzetas que dão aos cardans a capacidade de transmitir força do motor para o eixo diferencial em diferentes ângulos. Além de transmitir a força em ângulo, permitido pelas juntas universais, o cardan também precisa ter a capacidadede de se encolher e expandir, conforme a oscilação vertical do eixo diferencial. E para isso, o conjunto de luvas e ponteiras(ou pontuvas e luveiras) localizado no meio do cardan é que permite este movimento. O eixo cardan é composto geralmente de flange, cruzeta, luva, ponteira, tubo, garfo, cruzeta e flange.



CRUZETA

As cruzetas são responsáveis por transmitir a força de dois eixos em ângulos. São as cruzetas as responsáveis por permitir que o cardan transmita a força da caixa de câmbio para o diferencial.

MANCAL CENTRAL

Em alguns casos, dependendo da distância entre a caixa de câmbio e o diferencial, apenas um único eixo cardan não permite o correto funcionamento sem transmitir vibração para o veículo. Para corrigir este problema, foi desenvolvido um sistema que utiliza dois cardans menores, e para apoiar estes cardans é utilizado o mancal central.

JUNTA DESLIZANTE

A luva e a ponteira deslizante se encaixam, e deslizando uma dentro da outra, permitem que o cardan varie o comprimento.

LUVEIRA E PONTUVA

A luveira e a pontuva têm a mesma função do conjunto luva e ponteira. Porém, dependendo do projeto do cardan, é utilizado o conjunto luveira e pontuva. Ou seja, ao invés de a ponteira deslizar dentro da luva, a luveira é que desliza dentro da pontuva.

PONTEIRA FIXA

Utilizada para acoplar o terminal do cardan. Utilizada quando o veículo requer mais de um cardan.

TERMINAL DO CARDAN

Utilizado normalmente em veículos com mais de um cardan, sendo a ligação entre eles. Também é utilizado na saída do câmbio e do diferencial.

GARFO

Faz o acoplamento do tubo do cardan à cruzeta.

FLANGE

Também conhecido como flange de orelha, faz o acoplamento da cruzeta com o flange de entrada do câmbio ou o flange de acoplamento.

FLANGE DE ACOPLAMENTO

Também utilizado na saída da caixa de câmbio e/ou diferencial, este flange é utilizado juntamente com o flange (flange de orelha).

A MANUTENÇÃO DO CARDAN

A lubrificação dos componentes do cardan é crucial para sua durabilidade. Uma graxa com características de extrema pressão (EP) deve ser utilizada nos intervalos recomendados pelo fabricante. Esses intervalos variam conforme o tipo e a utilização do veículo. Na linha leve a Spicer produz para algumas aplicações as cruzetas Pré-Lube, que dispensam lubrificação. 

fonte:
http://www.cardansviracar.com.br/balanceamento_eletronico/pecas.php