segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

[DIDÁTICO] Princípios básicos do Sistema de Arrefecimento


Sistema de arrefecimento, animação bem básica e algumas observações importantes:

1. Ao ligar o carro, durante o aquecimento do motor, o fluido de arrefecimento circula somente nas galerias do bloco do motor, impulsionado pela bomba d água, que é acionada junto com a rotação do motor. A válvula termostatica nesta fase se encontra fechada e impede o fluido de circular pelo radiador.

2. Quando o motor atinge a temperatura ideal de trabalho, cerca de 85-105°C (dependendo do motor e do combustível) gradualmente a válvula termostatica se abre e permite que o fluido passe a circular pelo radiador, evitando assim que o motor continue a aquecer e mantendo a temperatura ideal de trabalho.

3. Se você retirar a válvula termostatica, o fluido de arrefecimento irá circular de forma contínua pelo radiador, o que impede ou dificulta que a temperatura ideal de trabalho do bloco seja atingida, levando a perda de potência e aumento do consumo.

4. Se você apenas utilizar água pura no sistema de arrefecimento, sua troca de calor será ótima, porém haverá excesso de ebulição em alguns pontos do sistema, que leva a cavitação, desgaste acelerado e corrosão das partes metálicas. O aditivo a base de etileno glicol diminui bastante tais problemas no sistema por aumentar o ponto de ebulição do fluido de arrefecimento, além de conter substâncias anticorrosivas em sua composição.

5. Se você por outro lado, utilizar somente fluido concentrado a base de etileno glicol, sem água, sua troca de calor será péssima, pois essa substância possui apenas cerca de 60% do calor específico da água. Assim seu motor poderá trabalhar até 15°C mais quente. Além disso, a viscosidade do etileno glicol é cerca de duas vezes maior do que o máximo que sua bomba dagua foi projetada para suportar. Com isso, o desgaste e a quebra serão acelerados. E recomendado portanto sempre utilizar a mistura na proporção de 40-60% de água desmineralizada e aditivo.

6. Quando você liga o aquecimento e ventilação da cabine do carro, um segundo radiador é acionado, fazendo com que o fluido de arrefecimento passe por ele para aquecer o ar da cabine. Em situações se superaquecimento do motor, isso pode dar uma pequena contribuição para diminuir a temperatura do fluido de arrefecimento, pois ele rouba um pouco de calor do sistema e ajuda o radiador principal a trabalhar.